terça-feira, 7 de junho de 2011

Microsoft arrasa na E3 2011 e coloca Sony e Nintendo de joelhos

Confira o resumo da magnifica conferência da Microsoft na E3 2011

Ao chegar ao final da primeira metade do actual ano de 2011, a Microsoft está empenhada em reforçar a sua posição na indústria e tal como tem feito até agora, a sua estratégia passa pela solidificação das suas parcerias com outras companhias e com o reforçar dos produtos que tem promovido nos últimos anos. Falamos especialmente do Kinect. O Kinect é um dos colossos desta geração e se alguns reclamavam que estava a ficar como que esquecido e a precisar de novidades, a Microsoft fez questão de mostrar a segunda vaga de títulos, permitindo assim que 2011 ganhasse contornos e se apresente agora como altamente apetecível para os adeptos dessa pequena preciosidade do entretenimento familiar. Mas esta foi uma das duas partes que pautaram a conferência, pois o apoio de terceiras companhias como a EA e a Ubisoft para o Kinect mostram que o periférico vai continuar a ter a atenção merecida por parte de uma plataforma que já vendeu mais de 10 milhões de unidades.

Igualmente importante para a Microsoft é mostrar aos jogadores mais dedicados e adeptos das experiências mais exigentes que não os vai largar. Desde 2005 que não o fez e não vai ser agora que os deixa. Gears of War 3, Call of Duty: Modern Warfare 3, Tomb Raider, Halo 4 e claro Forza MotorSport 4 são os produtos que a Microsoft aclama como aqueles que vão marcar a consola no futuro próximo em termos de entretenimento caseiro. A conferência gerou um misto de sensação doce com um sabor amargo pois se por um lado os dois anúncios relativamente à série Halo foram entusiasmantes, por outro lado a elevada atenção ao Kinect e a ausência de verdadeiras surpresas, à excepção de Ryse da Crytek, conhecido anteriormente como Kingdoms, deixaram outros desanimados.


Call of Duty: Modern Warfare 3 abriu a conferência da Microsoft.
A conferência começou com as primeiras imagens de Modern Warfare 3 em tempo real e o confirmar que a parceria entre a Activision e a Microsoft continua de boa saúde. Não só pelo privilégio de estrear Modern Warfare 3, uma das séries que mais lucro rende, mas também porque relembrou, caso alguém se tivesse esquecido, que os conteúdos adicionais vão estrear-se em exclusivo na Xbox 360, temporariamente. A demonstração começou com uma equipa de soldados debaixo do mar a efectuar um ataque a um submarino. Quando a equipa vai para a superfície vemos que estavam na costa de Nova Iorque e ao longo da demo somos levados através de um ataque a esse mesmo submarino. Após isso temos uma fuga estrondosa, envolta nos tons épicos a que a série nos habituou. Se por um lado não vimos especialmente nada de novo, grandioso e épico sim mas a série sempre o foi, por outro lado tivemos a confirmação que após toda aquela famosa controvérsia e a saída de elementos chave da Infinity Ward, a série Call of Duty está rija e pronta para o confronto.

Continuando a mostrar o apoio de outras companhias, a Microsoft deu as boas-vindas a membros da equipa responsável por Tomb Raider. Aqui a audiência teve acesso ao primeiro vislumbre do novo jogo. Diferente do tom pausado dos anteriores, Lara surge agora com um ritmo mais dinâmico e muito mais orientado para a acção. A nova posição da câmara, a forma como se movimenta e o facto de estar constantemente a falar parece indicar que Lara Croft está agora a seguir as linhas de Nathan Drake. O que mais nos agradou foi a personagem mais humanizada que envolve o jogador ao mostrar fragilidades e como que a pedir ajuda para sobreviver.


Tomb Raider estreou-se na Xbox 360 e mostrou o apoio de outras companhias à consola.
Mais humano, mais pessoal e menos aventureiro (no sentido de uma super-mulher que parece capaz de tudo sem esforço) mas sempre com um tom rápido e de acção. Lara tem novas mecânicas ao seu dispor, como ser capaz de usar uma nova visão para visualizar os objectos de interesse, a dourado num ecrã cinza com os quais ficamos sinceramente agradados. No entanto a demo mostrou uma secção extremamente linear e com sequências demasiadamente restritivas, esperamos poder ver o mundo mais aberto que a Crystal Dynamics promete, para confirmar que este reinício foi a melhor decisão.

Gears of War 3 teve o seu produtor, Cliff Bleszinski, na apresentação, ao lado de Ice-T, e foi-nos possível ver um pouco da campanha. Na cena apresentada, a equipa luta para defender uma plataforma de emulsion na costa de Gorasnaya. Novos membros da equipa Delta surgem ao lado da dupla Marcus e Dom e foi-nos possível ver o uso de novas armas como uma uma espécie de troika portátil em jeito de robô/armadura de tom brutal. O espantoso visual e os belos efeitos definitivamente deixaram uma grande vontade de ter mais e o enorme monstro, que ao longo da demo a equipa dinamicamente enfrentou, é já uma das criaturas mais épicas que vi surgir na série.
Dois grandes anúncios foram reservados para os adeptos da série Halo. O remake que comemora os dez anos do original foi finalmente confirmado e vem cheio de novidades. Modos cooperativos, arenas melhoradas e melhorias visuais espantosas são alguns dos condimentos para mais um novo sucesso. Com a série agora nas mãos da 343 Industries, tivemos também a confirmação do primeiro Halo original após a saída da Bungie, Halo 4. O que os fãs tanto queriam foi revelado, a sequela de Halo 3 e o vídeo CG mostrou o regresso "à vida" de Master Chief enquanto Cortana lhe pedia que acordasse. Chief consente e fica logo face a um novo perigo. Foi uma fantástica forma de terminar a conferência e deixou em euforia a audiência. Mas antes vieram muitas mais coisas.

As apresentações Kinect dividiram-se entre os produtos casuais e mais direccionados para o público infantil enquanto que alguns títulos mostraram como o Kinect pode funcionar em séries já consagradas e associadas a jogadores mais experientes. Caso de Mass Effect 3 cuja compatibilidade Kinect foi confirmada, e mais do que simples controlos por movimentos, aqui o destaque é para o controlo por voz. Agora o jogador vai poder dizer as falas de Shepard e vai poder dar ordens por voz aos colegas de equipa. A dinâmica de acção de Mass Effect 2 surge ainda mais reforçada e tudo é muito mais fluído. Claro que ficamos a pensar na vertente RPG e como fica perante tudo isto mas isso fica para mais tarde. Ghost Recon: Future Soldier da Ubisoft mostrou também como o Kinect pode ser implementado em jogos focados na acção com tiros. Para além do controlo por voz ser altamente útil nos menus de selecção de armas, durante o jogo os controlos por movimentos podem tornar-se bastante intuitivos. Aguardamos com curiosidade.


Forza MotorSport 4. A série de referência para todo o tipo de jogadores.
Forza MotorSport 4 também surgiu na conferência e aclamou que pretende continuar entre as referências de topo para os entusiastas enquanto acena aos adeptos do Kinect ao mesmo tempo. Registo dos movimentos da cabeça, controlo por movimentos e controlo por voz nos menus podem ser alguns dos condimentos que vão ajudar Forza 4 a ser interessante e aconselhável a qualquer tipo de jogador. Fable: The Journey e Star Wars Kinect foram dois jogos que nos mostraram acção on-rails dentro de universos conhecidos e deixaram uma sensação mista. Por um lado temos séries famosas a surgir no Kinect com acções que recriam momentos famosos controlados por movimentos mas por outro lado não conseguem evitar a sensação que tudo é preso e pré-definido. Ryse da Crytek tem bons visuais e um tom épico mas é mais um título Kinect on-rails, se bem que parece ser o melhor de todos os apresentados.

Sesame Street: Once Upon a Monster, Disney Adventures, Kinect Sports: Season 2, Dance Central 2 e Kinect FunLabs foram os grandes destaques para todos os que procuram diversão imediata e sem complicações. FunLabs é o abrir da porta por parte da Microsoft a todos os que viram as modificações Kinect para PC e as quiseram ter na sua Xbox 360. São mil e uma possibilidades, desde a leitura e representação digital de pessoas a objectos, para entrarem em aplicações de fotografia ou mesmo jogos. Já Season 2 de Kinect Sports oferece ao jogador todo um novo leque de jogos e desportos. O jogo em família vai ser reforçado e desde golfe a futebol Americano, os adeptos do desporto vão ter muito por onde escolher.

Dance Central 2 introduz o modo para dois jogadores em simultâneo, é compatível com toda a lista de músicas do primeiro e se por um lado parece muito igual, só vimos uma pequena demonstração, por outro parece ser tudo o que a comunidade queria para uma sequela, o modo para dois jogadores. Esperamos mais modos de jogo, mais ritmos e tipos de dança ao lado de tudo o que fez do primeiro um sucesso, visuais coloridos, animações espantosas e uma banda sonora estrondosa.


Kinect FunLabs chega para elevar o Kinect a novos patamares.
Disneyland Adventures é uma visita virtual ao famoso parque e deixa-nos viajar pelo mesmo como se fossemos umas crianças na terra dos sonhos. Ao entrar nas atracções o jogador entra em mini-jogos nos quais os movimentos controlam o jogo. As atracções são mais do que muitas e parece mesmo apelar ao lado inocente em todos, até mesmo em graúdos. Sesame Street: Once Upon a Monster já parece mais um jogo feito para a pequenada sem margem para adultos, o próprio Tim Schafer parece ter sugerido tal ao mencionar a conversa com a sua pequena filha de 3 anos. Mini-jogos com o elenco da Rua Sésamo embrulhados numa estrutura de livro de contos de fadas e com visuais repletos de ternura para cativar.

A Microsoft optou por não espantar e surpreender como nos outros anos, no sentido de uma posição vistosa e até espalhafatosa, e deixou no ar um tom mais sério enquanto apresentou propostas de topo. São séries e jogos de referência que estão a chegar e qualquer um com uma Xbox 360 em casa e todos os que procuram uma consola para a família parecem estar com sorte pois a Microsoft parece ter pensado em todos. A chegada de serviços como o Bing, YouTube e o "Xbox Finds It" apenas vem reforçar a comodidade e brilhantismo da consola e esperamos que sejam lançados em Portugal. No final do dia a sensação que fica é a de uma companhia que sabe que o seu produto já está crescido e maduro e procura sustentar o que tanto lhe custou a ganhar.
Obrigado.

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