quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Conheça "Ace Attorney", a série de videogame estrelada por um advogado


Ao lado de figuras malucas, o advogado Phoenix Wright resolve casos complicados nos jogos da série de adventures da Capcom
A profissão de advogado pode parecer pouco emocionante para estrelar um jogo de videogame, um reino tão habituado a guerreiros medievais, esportistas e herois do espaço, mas umas das séries portáteis mais cultuadas da última década tem como protagonista exatamente o ofício homenageado neste dia 11 de agosto.

Criada pela Capcom em 2001, a franquia "Ace Attorney" começou apenas no Japão como "Gyakuten Saiban". Teve três episódios para o Game Boy Advance que ficaram apenas no oriente, até receber chance no ocidente no Nintendo DS em 2005, com o novo nome de "Ace Attorney".

O sucesso no console de duas telas deu novo fôlego à marca criada pelo roteirista Shu Takumi (que depois criou "Ghost Trick", também para DS), e isso incentivou a produtora a lançar mais três games: o quarto capítulo, "Apollo Justice", e os spin-offs "Ace Attorney Investigations", sendo que o segundo desta linhagem paralela saiu apenas no Japão. Depois, versões para celulares e até Wii apareceram.

O protagonista da série é o advogado Phoenix Wright, dono de um terno azul e uma marcante cabeleira espetada, que lida com terríveis casos de assassinatos e um elenco de figuras hilárias, incluindo aí diversos promotores, cada um com trejeitos únicos.

Miles Edgeworth, por exemplo, se gaba de sua inteligência e usa uma extravagante vestimenta roxa, enquanto Franziska Von Karma estala um chicote como arma no tribunal e o misterioso Godot utiliza uma máscara vermelha e beberica exatamente 17 canecas de café por julgamento.

Foto 1 de 34 - Na prática, o game é uma espécie de adventure moderno, alternando trechos em que se deve investigar cenários, clicando neles para encontrar pistas, e sequências de julgamento, nas quais o objetivo é desmonstar os argumentos da promotoria apontando contradições e mostrando evidências.

"Ace Attorney" virou clássico cult, graças a seus roteiros intrincados e humor pitoresco, sendo apontada por muitos donos de Nintendo DS como uma das melhores séries do portátil. No Japão, a adoração é tanta que já deu fruto a histórias em quadrinhos, livros com artes da série, CDs de trilha sonora arranjada, concertos e até musicais. Atualmente, um filme longa-metragem estrelado por atores reais está em produção, com estreia prevista para o segundo semestre de 2012. Sem contar também, claro, que popularizou jargões dos games, como o grito de "Objection!", quando Phoenix aponta uma contradição na corte.

No mundo dos jogos, a próxima parada de Phoenix Wright e sua turma é no Nintendo 3DS, no crossover "Professor Layton X Ace Attorney", no qual se encontra com os personagens da série de puzzles da Level-5. Contudo, antes o advogado deve fazer um rápido pit stop em "Ultimate Marvel vs. Capcom 3", para atuar como lutador jogável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário